terça-feira, 31 de maio de 2011

Omissão

Muitas vezes ser omisso é tão nocivo quanto praticar o erro
Onde prevalece a omissão a mentira não e necessária.
Caminhando pelas estradas do mundo corporativo, encontrei diversos tipos de indivíduos que apresentam diversos perfis em relação as suas corporações. Existem os que falam muito e faz pouco, existem os que fazem e falam pouco, existem os que reclamam de tudo e os que não reclamam de nada. Existem os competentes e os que acreditam ser competentes. Existem os que ajudam e os que atrapalham. Mas hoje vou destacar um perfil muito especial que me chamou a atenção os chamados omissos.


 
Pode parecer loucura, mas os omissos muitas vezes são os melhores. Os omissos não são os “cangadores” de grilo, nem os fazedores de cera. Não são indisciplinados, nem preguiçosos. Não são os escoradores nem aqueles que fazem de conta que fazem. Percebi que na maioria dos casos os omissos são os melhores. São os trabalhadores incansáveis, os colaboradores de ponta, ou seja, é a elite da tropa. Os omissos são os melhores remadores, que dedicam suas vidas pela corporação, porém são omissos.

O Art. 135 do código penal Brasileiro não trata especialmente, nem tipifica a omissão, refere-se à omissão de socorro. Omissão também é crime, quem vê o errado e não fala nada e tão culpado quanto quem comete o delito. Os omissos não são pessoas de má índole, os omissos são os melhores, normalmente se omite sobre assuntos que parecem não ser da nossa conta, ou coisas distantes da nossa realidade, ou aquilo que não nos afeta.

O erro daqueles que são omissos, é imaginar que a sua omissão não faz mal a ninguém, quando na verdade, a omissão é tão nociva quanto o crime. Se você souber que alguém roubou e não fizer nada no mínimo você é cúmplice, portanto culpado. Se alguém do seu lado não produz e você não fala nada, você também é culpado. Portanto deixar o seu colega fazer errado e ser omisso o transforma em cúmplice.
Não deixe os outros fazerem errado perto de você, denuncie, avise, fale, não seja conivente com o errado. Fazer certo vai além de fazer a sua parte, não ser omisso também é fazer a sua parte, nos dias de hoje não basta fazer o que lhe é de dever, é preciso cobrar do outro que faça certo. Não seja conivente com o crime, com o errado, com o contraventor. Não seja omisso, ande no caminho da luz.


Escrito por:
Joel Gonzaga de Sousa

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opnião crítica é importante para o crescimento do meu trabalho.